Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

ASMR – Autonomous Sensory Meridian Response

Posted by adi em abril 2, 2014

Vocês sabem o que é ou já ouviram falar sobre ASMR? ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response – que traduzido para o português, ficaria alguma coisa como Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.

Mas o que é afinal ASMR? ASMR é um neologismo para um fenômeno de percepção caracterizado como uma sensação distinta e agradável de arrepio ou formigamento na cabeça, couro cabeludo, coluna, pescoço, costas e outras partes do corpo, em resposta a estímulos auditivos e ou visuais.

 

asmr_logo

 

Outros termos conhecidos para descrever essa sensação são: massagem no cérebro, orgasmo cerebral, formigamento cerebral, orgasmo na cabeça, etc.

Embora o termo orgasmo cerebral seja chamativo, muitos concordam que esse termo seja inadequado e até mesmo enganoso para descrever essas sensações, pois ASMR em nada se relaciona ao orgasmo sexual.

Isso pode parecer muito estranho e esquisito para muitas pessoas, mas se você é do tipo que relaxa ou sente arrepios ao ouvir alguns tipos de sons repetitivos, ouvir pessoas falando baixinho ou sussurrando, ou quando vai ao cabeleireiro, entre outras coisas, muito provavelmente você seja portador de ASMR.

Apesar do nome de aparente cunho científico, ASMR carece de pesquisas e estudos por parte da comunidade científica, portanto, nesse sentido, há falta de evidências de que ASMR possa trazer quaisquer benefícios gerais ou danos.

No entanto, o psiquiatra Dr. Michael Yasinski suporta a legitimidade da ASMR e afirma que é semelhante ao efeito da meditação em indivíduos, que por meio de foco e relaxamento, podem desligar partes do cérebro responsáveis ​​pelo estresse e ansiedade.

Existem vários gatilhos ou estímulos que desencadeiam essas sensações, mas não são todas as pessoas que tem ASMR e para algumas esses sons podem ser extremamente irritantes.

Faça o teste: minha sugestão é que use fones de ouvido, esteja num lugar calmo, tranquilo e sem interrupções onde você possa se concentrar no som. Como eu sou do tipo auditiva eu prefiro ouvir com os olhos fechados, mas claro, depende do gosto do freguês. 🙂

Eu particularmente acho muito relaxante e alguns tipos de sons além de causar esse arrepio e formigamento, tem me ajudado na hora de dormir.

Os meus preferidos são esses vídeos abaixo, mas você irá encontrar uma infinidade de vídeos sobre ASMR no youtube a sua disposição.

 

 

 

 

 

 

—————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Fontes e ref.: Wikipedia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: