Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

Resolução de Ano Novo

Posted by adi em janeiro 26, 2012

Voltando… final de férias, bateria recarregada de sol e calor, já nem estou achando tão frio aqui :). Brincadeirinha, é frio demais o inverno russo, mas é muito bonito ver tudo branquinho, branquinho.

E passou tão rápido, já estamos em 2012, quase Fevereiro. Por falar em 2012, lendo o comentário do Atoledo, me lembrei que nessa passagem de ano pratiquei um pequeno ritual que há muito não dava crédito. Anos atrás, na virada do ano, costumava praticar um ritual endereçado ao Conselho Cármico… aquelas coisas dos pedidos e etc. Bom, a gente muda, as crenças mudam, e pra mim, não fazia mais o menor sentido continuar  praticando algo que perdeu valor. Por esse motivo parei!

Bem resumidamente, o ritual consistia em escrever a lápis ou grafite numa folha de papel de seda, como se fosse uma carta, endereçada ao Conselho Cármico, com os pedidos de sua projeção para o próximo ano, dobrar a folha, e na virada do ano jogar o papel dobrado ao fogo. Durante todo esse processo é importante a visualização da coisa acontecendo. Tem gente que prefere imaginar o ritual acontecendo com a presença dos Senhores do Carma, tem gente que prefere a visualização dos pedidos se realizando, e aí vai do gosto do freguês, porque o importante dos rituais é, antes de mais nada, uma encenação que tem como intuito abrir as portas da percepção e levar ao contato real arquetípico, e nesse sentido, a imaginação se utiliza de elementos que tem o poder de afetar o indivíduo, por isso a experiência é totalmente pessoal.

Além do mais, eu entendo que rituais são formas relativamente sutis de realizar ou concretizar um desejo, ou atuam como o início duma manifestação, de trazer à realidade coisas que estão somente em pensamentos e sentimentos por exemplo.

Então eu me dei conta que o ritual acima, não era de todo descartável.

E nessa passagem de ano eu pratiquei o ritual de novo, só que com algumas pequenas e importantes adaptações pra não dizer modificações. Primeira adaptação foi que mudei o endereço, não o meu que fique claro que já está bom de mudança por enquanto :), mas como não existe Conselho Cármico, assim como não existe Papai Noel, nem o coelhinho da Páscoa :), eu preferi não colocar intermediários nesses assuntos e fiz um acordo direto com a parte que me interessa, com aquela presença que É aqui e agora e em todo lugar, com o Sagrado.

Segunda alteração; essa coisa de pedidos lembra como no livro o Segredo, ou melhor, soa muito infantil, exatamente como as cartinhas das crianças enviadas ao Papai Noel (será que o ritual foi retirado desse mito?). Além do mais, como a física moderna e neurociências indicam, tudo já é e tudo ocorre em simultâneo, por isso, também não faz o menor sentido a gente ficar  um passo atrás, numa eterna busca de um ideal futuro. Vocês já repararam que a maioria está sempre esperando algo externo,  que num passe de mágica vai transformar a humanidade, de um modo geral, se fala muito em salvadores como Jesus, mestres, avatares, ETs,  deuses e etc, e esquecemos do mais simples, do mais íntimo e interno em nós. Nesse caso, o mais sensato me parece ser a visualização do alinhamento com a Essência, da sintonia e estar em acordo com o Sagrado, com o que também é conhecido como Verdadeira Vontade.

Terceira mudança; eu acho que não precisamos nos limitar em datas específicas. Está certo que determinadas datas são mais apropriadas devido alinhamentos astronômicos, ou simbólicas como a do Ano Novo, mas entendo que nem todas as regras precisam ser seguidas, mais importante é seguir a lei e regra interior, e cada um conhece melhor do que ninguém até onde pode ir. Por exemplo, eu acho muito apropriado fazer esse ritual também na data de aniversário, onde cada indivíduo renasce todo ano, mas também pode ser realizado em qualquer outra data de interesse, pois não podemos esquecer que o tempo é uma construção no cérebro.

E por último, se a pessoa for bem imaginativa, nem precisa do lápis, papel e fogo, pois o poder criativo está na imaginação…

8 Respostas to “Resolução de Ano Novo”

  1. Alessandra said

    Gostei muito deste post pois também acredito em conselho cármico…todo ano faço e sempre deu certo pra mim.
    Lógico que sempre ficam alguns pedidos pendentes, mas que no geral dependem só de mim.
    Mas as vezes é bom imaginar que tem uma força maior dando um empurrãozinho e nos ajudando em nossas realizações pessoais.
    No geral, acho que é uma boa forma de entrarmos em contato com nós mesmo e avaliarmos o que fizemos de bom, de ruim e ficarmos gratos com o que já temos e o que conquistamos ao decorrer daquele ano. Passar a limpo o que ainda falta ou precisa ser melhorado em nossas vidas e o que pretendemos para o proximo ano, como ” Metas”.
    Concordo com você e acho que o ritual pode ser feio de várias formas, do jeito que a pessoa se identifique melhor.
    Fico esperando o proximo post.
    beijos

  2. Adi!

    Feliz 2012 para você também… =D
    Por coincidencia, ou não, eu também só postei no blog pela primeira vez ontem rs

    se quiser conferir fique a vontade: http://inconscienteflutuante.blogspot.com/2012/01/2012.html

    e que história é essa de neve? por onde você anda?

    Abrç

    End Fernandes

  3. adi said

    Oi Alessandra,

    “Lógico que sempre ficam alguns pedidos pendentes, mas que no geral dependem só de mim.”

    E não é tudo assim… tudo já não depende de nós, de nossas ações? Se ficarmos parados nada acontece, nada chega em nossas mãos. É preciso atitude e muito trabalho pra fazer nossos sonhos acontecerem. Nada cai do céu já pronto. E é exatamente como você falou acima, quando imaginamos ter “essa força maior” dando um empurrãozinho, nós de fato nos utilizamos dessa força maior que está em nós mesmos, e isso reforça nossos objetivos, nos dá força a continuar e um dia a coisa acontece.

    “Concordo com você e acho que o ritual pode ser feio de várias formas, do jeito que a pessoa se identifique melhor.”

    É exatamente esse o sentido do post. É um ritual que pode ser adaptado de acordo com as crenças das pessoas. O importante é sentir que se está conectado nessa força, que alguns sentem fora, outros dentro e tanto faz; e que isso é como um impulso que te leva a ação, fazer o sonho se tornar real…

    Muito sucesso pra você em 2012.

    Beijos

  4. adi said

    Oi End,

    “Feliz 2012 para você também… =D
    Por coincidencia, ou não, eu também só postei no blog pela primeira vez ontem rs”

    Feliz 2012, eu sei que bem atrasada até… Sabe, esse post é só um aquecimento, eu precisava começar de algum lugar e atualizar o blog, a Sem também sempre está por aqui atualizando e ajudando a manter o blog por isso não ficou até maior tempo sem atualização.
    Um tema que tenho ouvido e visto tanto ultimamente, desde dezembro passado, era sobre a lei de causa e efeito (carma), numa versão ainda tão antiga… e é o que a maioria acredita… Ah, tudo é carma de vidas passadas, etc… mas já tem um post aqui sobre isso, então o post acima simplesinho só foi pra voltar aqui.
    Coincidência mesmo, ou como diriam, sincronicidade, rsrs. Li seu post ontem, vou deixar um comentário lá.

    “e que história é essa de neve? por onde você anda?”

    Se não sabia não? Tô morando aqui na Rússia há mais de um ano já, mas com o frio do inverno ainda não me acostumei, é muito frio até pra eles que nasceram aqui, rsrs.

    Abraços,
    Adi

  5. Sem said

    Oi Adi!

    Estava com saudade e é uma alegria te rever,
    bom retorno!… ao aqui e sempre…

    Eu só espero que nas suas resoluções de ano novo (ou novo entendimento da vida) estejam nos passar direitinho, em posts, todo o seu conhecimento de Cabala. :p

  6. adi said

    Oiii Sem!

    ” Estava com saudade e é uma alegria te rever,
    bom retorno!… ao aqui e sempre…”

    Ah Sem!!! Ler isso é um presente, literalmente, inda mais hoje… 🙂

    Tem coisas que a gente sente, e fez bem ao coração, e fez bem pra alma.

    ” Eu só espero que nas suas resoluções de ano novo (ou novo entendimento da vida) estejam nos passar direitinho, em posts, todo o seu conhecimento de Cabala. :p ”

    Honestamente falando, eu não sou tão entendida em cabala, rsrsrs, verdade! eu só sinto conexões com muitas outras filosofias ou crenças que aprendi. Mas o que puder passar do meu raso entendimento, e claro se houver algum interessado, será um enorme prazer.
    Na minha principal resolução de Ano Novo está manter em minha vida o que é de “real e verdadeiro” literalmente, e é dolorido deixar ir coisas que não fazem mais sentido, ou que havia expectativas, sei lá??? parece que ás vezes a gente precisa reciclar ou descartar valores ou crenças acima de suspeitas, no sentido de que não são só nossas crenças espirituais, mas nosso mundo interior e exterior é formado por nossas crenças… mesmo amigos, pessoas queridas, são projeções de nossas necessidades, meio que nosso imaginário, idealização. E lá um dia a gente desperta e vê a realidade, e o real não é fácil de aceitar, mas temos que ir adiante…
    Tive um sonho em Novembro muito significativo, eu falava pra alguém assim: com as asas nos céus e com os pés no chão. E é por aí, a espiritualidade só vale se for pra vivê-la aqui em cada dia, na realidade, sem hipocrisia, ser de verdade, quem se é, naturalmente.
    Hoje pra mim como se fosse o dia de desabrochar de novo, renascer, eu me renovei e estou de volta… eu gosto do Anoitan e principalmente do pessoal que vem aqui…

    Sem, te agradeço muito pelo companheirismo, obrigada!!!

    bjs
    adi

  7. Sem said

    Adi, eu ia dizer “aqui e sempre, mais uma vez de novo, e cada vez mais presente, menos inferno, mais paraíso” – depois eu cortei, achei muito comprido, mas, faz sentido pra vc?

    Ah, sim, eu sei que esse ano vai ser diferente…. pra melhor. Sabe o “Silêncio”, o silêncio vai falar…

    Presente, literalmente?, por acaso hoje é seu aniversário??? Olha, se for, e se não for, feliz aniversário do mesmo jeito, que sei que fez ou fará logo, pois seu sol está em aquário. Feliz Aniversário! Com todas as resoluções de beleza, de verdade e de justiça cumpridas, com tudo o que quer e merece. 🙂

    Adi, claro que minhas cobranças dos posts de Cabala são de brincadeira, não leve a sério isso. Por outro lado é sério que terá em mim uma leitora atenta. Sabe, a mim não importa até onde vai o seu conhecimento – afinal, sei tão menos, que tudo o que disser pra mim será lucro -, a mim o que verdadeiramente importa é como relaciona o que sabe com todos aqueles outros conhecimentos (Jung, magia,), é isso o que verdadeiramente faz sentido pra mim…

    >”Sem, te agradeço muito pelo companheirismo, obrigada!!!”

    Eu é que agradeço. 🙂

  8. adi said

    “Adi, eu ia dizer “aqui e sempre, mais uma vez de novo, e cada vez mais presente, menos inferno, mais paraíso” – depois eu cortei, achei muito comprido, mas, faz sentido pra vc?”

    Faz sentido sim, bastante. Engraçado… não é que o ciclo se repete, ao mesmo tempo a gente tem oportunidade de fazer de forma diferente, com mais consciência e atenção. Eu lembrei do filme “Matrix”, e muitas coisas em nossas vidas, como se a escolha já houvesse sido feita, mas não compreendemos o porque, e como se ficássemos na repetição até haver plena consciência.

    Silêncio… quietude interior, paz… é muito bom. 2012 será um ano muito bom.

    Bingo!! Muito obrigada pelas felicitações, amém. :))

    Ufa!! que bom que é de brincadeira, rsrs, porque em Cabala sou só curiosa. Já relacionar eu gosto de fazer, é o que faz sentido pra mim também, estou retomando os livros, minhas anotações e elucubrações. Eu continuo com aquelas mesmas questões sobre daath e o sexo. Sobre a sombra mitológica do Cristo, que é em sentido da sombra do coletivo e também que é um achismo meu, que quando essas polaridades se encontram, essas imagens arquetípicas se encontram na psiquê se anulam, se desconstroem, se dissolvem… eu vou organizar melhor essas idéias.

    No mais, comecei escrever esse comentário cedo até (15 h atrás, rsrsrs)… parei na metade, tive que fazer outra coisa, aí fui cozinhar (preparar a minha festinha), inventei receitas, ficou um jantar dos deuses, ficou divino modéstia parte… adorei muito. Coisas tão simples e a magia toma conta da gente, estou tão feliz e realizada…

    E é isso, :))

Deixe um comentário

 
