Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

2012: Será o fim??

Posted by adi em janeiro 17, 2011

Nós já ouvimos muito falar sobre o fim do mundo, que segundo algumas profecias ocorrerá em dezembro de 2012. Eu me lembro bem que esse assunto cheio de previsões catastróficas e assustadoras começou a circular desde os anos 90. No caso, naquela época, a data estava prevista para o ano 2000, mas como nada aconteceu, remarcaram nova data de acordo com o calendário Maia.

Eu nunca acreditei  nessas previsões, não mesmo!! Nunca teve muito sentido pra mim, pois eu não conseguia entender o porque mensagens teoricamente de “seres” iluminados espalhariam pânico e medo. Desde sempre, o Apocalipse de São João nos relatou esse fim de forma simbólica, e por isso mesmo nunca apontou uma data. Na verdade o Apocalipse tem um outro sentido de fim do mundo, é um sentido totalmente esotérico  no bom sentido da palavra (não esquisotérico), da mais profunda transformação interior, talvez mais pra frente a gente troque opiniões aqui sobre o sentido e significado do Apocalipse.

Enfim, acho que muitos já leram também sobre as profecias Maias. Mas o que vale ressaltar é sobre o calendário Maia, e sobre a data de 21/12/2012.

De fato o calendário Maia é bem elegante, conta de vários ciclos interligados e sincronizados, dos ciclos sagrados aos ciclos longos, do ciclo agrário e dos mitológicos, e tudo muito bem sincronizado com os eventos astrológicos.

O mais importante dos ciclos era o tzolk’in, ou o Ciclo Sagrado Maia de 260 dias, usado para determinar o momento de eventos religiosos, cerimonias e para divinação.

Já o Haab’ era o calendário solar maia composto de 18 meses de vinte dias cada mês, mais um período de cinco dias sem nomes, totalizando 365 dias. Estimou-se que o Haab’ foi usado pela primeira vez cerca de 550 a.C., iniciando-se no solstício de inverno.

É interessante notar que os cinco dias sem nomes no fim do calendário solar, chamados Wayeb’, eram dias que se acreditavam perigosos. Eles acreditavam que durante o Wayeb’, os portais entre o mundo dos vivos e o do submundo dos mortos se dissolviam e ficavam abertos. Nenhum limite impedia que as deidades mal-intencionadas causassem desastres. Para afastar os maus espíritos, os maias tinham costumes e rituais que eram praticados durante o Wayeb . Por exemplo, as pessoas evitavam sair de casa e lavar ou pentear os cabelos.

E aqui faço minha observação, seria em razão desse mito maia o surgimento entre as correntes da Nova Era dos tais portais 11:11, 12:12, etc??

Continuando, estes dois calendários eram baseados em 260 e 365 dias respectivamente, o ciclo completo se repete exatamente a cada 52 anos Haab’. Este período era conhecido como um Ciclo de Calendário. O fim do Ciclo de Calendário era um período de tensão e má sorte entre os maias, eles esperavam para ver se os deuses concederiam outro ciclo de 52 anos.

Para manter datas sobre períodos mais longos que 52 anos, os maias criaram o calendário da contagem longa. O nome maia para dia era k’in. Vinte destes k’ins são conhecidos como um winal ou uinal. Dezoito winals fazem um tun. Vinte tuns são conhecidos como k’atun. Vinte k’atuns fazem um b’ak’tun.

Segundo Sandra Noble, diretora executiva da organização de pesquisa mesoamericana, a data de 21 de dezembro de 2012 é apenas o último dia do décimo terceiro  b’ak’tun, não é o final da contagem longa, pois ainda se seguirão os b’a’ktuns 14º a 20º. Ela acrescenta, que o final de um “ciclo completo” para os maias era motivo de muita celebração, não estando relacionado de forma alguma com algum evento de fim de mundo.

Mas ainda não chegamos ao ponto, consta que mesmo entre as profecias maias, na data de 21/12/2012 ocorrerá um evento ou alinhamento astronômico muito raro, onde o Sol estará alinhado com o centro de nossa galáxia, recebendo diretamente do centro da Via Láctea um raio, causando explosões solares, e seriam emitidas essas fortes radiações à Terra e em todo o sistema solar, e esse seria o motivo do nosso fim.

Acontece, que segundo o astrofísico americano Neil deGrasse Tyson, o que  essas profecias baseadas em suposições ou interpretações tendenciosas  não falam, é que todo ano, na data de 21/12, nosso Sol e o Planeta Terra estão perfeitamente alinhados com o centro de nossa Galáxia, não é um evento raro, simplesmente acontece todos os anos nessa data. E nós ainda estamos aqui…

Fontes e ref.: Youtube, Wikipedia

Anúncios

3 Respostas to “2012: Será o fim??”

  1. adi said

    Pra quem quiser assistir o video do astrofísico Dr. Neil:

  2. Já estou sentindo falta de uma análise fantástica do Anoitan sobre Black Swan! Filme fantástico, pensei em ler uma crítica daqui assim que saí do cinema!

  3. adi said

    Olá Eduardo,

    Motivada pelo seu comentário, hoje assisti o filme. Realmente é muito lindo e marcante. Dá pra fazer um post bacana sobre ele.
    Essa semana (e desde janeiro) o tempo está muito curto, só vai estar sobrando depois do dia 23, um dos motivos até, que o blog não têm sido atualizado de minha parte.

    Se você tiver um pouco de paciência… ??

    abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: