Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

Vivekananda

Posted by adi em abril 8, 2010

“… se tivesse que existir uma religião universal, ela não situaria-se no tempo ou no espaço, como o Deus a quem iria reverenciar e cujo sol brilharia sobre as flores de Krishna e de Cristo, sobre santos e pecadores, que ele não seria apenas dos Brâmanes ou Budistas, Cristãos ou Islâmicos, mas o de todos eles e ainda encontraria espaço para se expandir; que nessa catolicidade envolveria-os em seu infinito abraço sempre encontrando um lugar para cada ser humano, do mais primitivo, não interferindo em sua condição, ao mais evoluido, que se destaca pelas virtudes do seu espírito e do seu coração.

Seria uma religião onde não haveria lugar para perseguições ou intolerâncias, que reconheceria a divindade em cada homem e mulher, e cujo objetivo, com todas as suas forças, seria auxiliar à humanidade a encontrar sua própria verdade, divina natureza.”

Swami Vivekananda, 1893 e.v

Anúncios

2 Respostas to “Vivekananda”

  1. Anarcoplayba said

    Sabe o irônico? A gente costuma pensar que “as religiões não são nem, boas e nem ruins, os homens que estragam”, mas umas três vezes os Maçoms tentaram uma aproximação dos católicos e nas três vezes o Papa disse que o conceito de divindade individual é oposto ao Dogma de um Deus único.

  2. adi said

    Oi Anarcoplayba,

    Mais irônico ainda é que a palavra “católico” vem do grego e significa universal, deveria ser “includente” e não excludente. Mas é muito simples entender porque a igreja Católica não tolera a Maçonaria, ela não quer perder o “poder” de ser a portadora da verdade unica. (rs)

    Deus tem continuar assim bem longe dos fiéis e só ela pode ser a “ponte”… 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: