Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

Que tipo de pheebe você é? por Rafaella, 8 anos

Posted by luramos em abril 25, 2009

Eu venho lentamente explicando à minha filha Rafaella sobre essência, sombra, arquétipos, Deus e deus.

A melhor surpresa foi ela sintetizar sua ótica do universo criando umas criaturas chamadas pheebes. (eu vou escrever na linguagem pheebe, onde as únicas palavras com letra maiúscula são as que iniciam um livro e o nome de Deus –  já que ela é a criadora deste universo, ela resolveu simplificar algumas regras ortográficas – quanta liberdade!!!!!). assista primeiro por favor.

neste universo pheebe existe Deus, que se alimenta da água das nuvens, acho que uma metáfora para o non-sense que é o conceito de Deus. você vai ver o pheebe número 1- para mim o indivíduo integrado, aquele que é metade malvado, metade bonzinho, sempre acompanhado da sua cachorra pheebe, que por sua vez ajuda os deficientes – é o instinto domado, a carta da força no tarot.  ele solta fogo pela cabeça, um símbolo maior da conexão espiritual na mitologia hermética.

o pheebe número 2 é legal, solta água – ainda sob o domínio da emoção. pheebe 1 é seu inimigo.

o pheebe 3 é um sábio, escreve pheebe-bíblias e não gosta de pessoas. é o eremita. ele ensina outros pheebes sobre Deus. mas alguns não gostam dele, porque nem todos pheebes acreditam em seus ensinamentos.

há ainda pheebes que vieram de outros lugares, como o egito e a floresta amazônica. há muitas formas de pheebes, até um pheebe quadrado, aquele que prima pela simplicidade e com o qual ela mesma se identifica. é seu pheebe de estimação.

há pheebes que comem formigas, há pheebes que preferem macarrão.

quando eu estava aqui terminando o post ela me disse que esqueceu de falar como eles rezam….rs ficam girando como nun zikr….rs

e quando perguntei o  que ela acha das pessoas que se parecem com pheebes número 1 ela chama isso de religioso, que conversando depois ela quis dizer sagrado, (ou religioso mesmo quem sabe, religado)…

que tipo de pheebe você é? crie seu próprio pheebe e se divirta como ela, criando um universo!

14 Respostas to “Que tipo de pheebe você é? por Rafaella, 8 anos”

  1. Sem said

    Lu,

    Parabéns pela filhinha graciosa que vc tem! Super assertiva, desenvolta, extrovertida. Quando vc diz muito obrigada pela aula, o “de nada” dela foi tudo. 🙂

  2. Kingmob said

    =D

    “Ele come pelo pelo”… 🙂

    -Por que Pheebe Deus quis fazer Pheebe quadrado?
    Eu acho que ele queria fazer uma coisa simples

    O Pheebe 3 escreve Pheebe-bíblias ele é chato. [essa foi a melhor, =D!!!]
    Por que ele é chato?
    Ah, ele não gosta de pessoas.

    Eu sou um pheebe 3. De pesoas eu gosto. Mas poucas. Meu sonho mesmo é me tornar um pheebe quadrado. Por quê? “Porque Ele queria fazer uma coisa simples…”. =D

  3. Elielson said

    Lu,

    Quando eu era criança tbm queria ser um quadrado…
    Escrever letreiros (sério, esses de rua, feito a mão), era meu ideal quando virasse adulto…

    Agora estou mais pra pheebe 3 tbm. Chato pra caramba. Cheio de ambição e achando defeitos em pessoas, e achando defeito em mim tbm, e fingindo que penso.

    Lu, Sua filha vai deixar o Tolkien pra trás hein…

  4. luramos said

    a carinha do pheebe 1 é o símbolo do Yin-Yang, agora que vi….rs

  5. Fy said

    Rafaella,

    Adorei os pheebes.

    Sabe o que seria genial? se no seu universo agente pudesse ser um pouquinho [ de tempo] cada pheebe.Só pra experimentar um pouquinho cada jeito de ser. E depois então escolher.

    Depois vc me responde se isto pode,

    Bjs
    Fy

  6. luramos said

    Fy,

    Acho que isso seria legal. Vou ver com o pheebe quadrado se ele possa falar com o sábio para ver se isso é verdade.da prossima vez eu te falo se isso é verdade.

    Bjs
    Rafaella

  7. Fy said

    Ok,

    Tô te aguardando.

    Eu adorei seus desenhos; e uma das coisas que eu mais queria era ser um pheebe que sabe desenhar.

    O Mob colocou um post sobre um tal de fazedor de chuva e eu tive a idéia de mandar este que é diferente, pra vc. Se vc gostar, tanto qto eu, me escreve; vou ficar feliz.

    http://www.hugh-lefilm.com/

    É só você clikar à esquerda, no indiozinho que está sentado de costas.
    A mamãe traduz pra você.
    Bjs

  8. luramos said

    Fy, assistimos com legendas em ingles aqui: http://vimeo.com/1177314
    que lindo, obrigada
    Luiza

    Fy,conversei com o sábio e ele disse que é verdade.Eu achei isso muito interessante.Áh… já ia me esquecendo! Eu gostei muito do “filme”.
    bjs
    Rafaella

  9. Fy said

    Bjs

    Se vc tiver mais alguma idéia, divida com agente.

    Gostei desta brincadeira de construir universo!

  10. Fy said

    Mob,

    É que eu tenho uma pequenininha tb; minha sobrinha. Mora no Canadá; filha da minha irmã.
    Ela vive me enviando estas coisas geniais, …batendo papo, e isto pra ela é mto importante, e claro, pra mim tb. Ela fez 6 anos.

    – … se nós pensarmos ; esta idéia dos pheebes é tão genial: o pheebe que é um pouco bom e um pouco mal: é extraordinário.

    O pheebe simples, que come pelos pelos, isto então me fez pensar mto, em tudo aquilo q absorvemos qdo nosso “campo de força” está fragilizado; pensei tb em todas as idéias absorvidas – sem nenhum filtro – pela massa: mais simples, mais carente – ;

    – ao mesmo tempo, por outro lado, imagine qts gostos sentiríamos se tb comêssemos assim; – vc já falou nisto -.

    – a carinha do pheebe deus, meio q dando uma olhada, tipo: – q será q eu fiz? – será q isto ta dando certo?

    O sábio, que está aberto à idéias novas; o quadrado: – que não respondeu de imediato: pensou… , consultou – . O cachorrinho; – ela trouxe tantas coisas diferentes; com significados naturais, verdadeiros; significados que ainda não “se vestiram”.

    E a parte mais importante, [ parabéns pra Lu e p/ o papai tb ] – a naturalidade com a qual ela se propôs a criar universo. É transparente q ela, tranqüila e serena, sabe q pode fazê-lo…. Isto é forte; – faz pensar.

    ——————————————

    Meninas-criança tem todas as cores
    negras, vermelhas, amarelas ou brancas

    Meninas – criança são Canções do Sol
    São sonhos que sorriem
    Sonhos que sonham sonhos

    São flores, são frutos
    São sementes que florescem
    São …momentos assim

    Bolas Coloridas de Azul
    Estrelas transparentes
    Gotas frescas de anil
    Meninas – criança
    São …momentos de Mel

    – Meu avô: entre netas e bisneta. [ não sei se é de sua autoria]

    Bjs

  11. Fy said

    Criar pheebes!

    Eu ontem recebi um email sobre este professor de música de escolas publicas em NY.

    Fiquei tão emocionada, faço questão de dividir com vcs.
    Num momento crisesandcrises – [ e, diante de tanta insatisfação de professores; aliás é uma coisa q tenho lido mto;] – olha o q este cara está fazendo! Em cada rostinho, cada movimento, em cada mãozinha ; percebe-se a Expressão : livre, solta, sem nenhuma censura, verdadeiro….. valorizados! – Parece filme, mas não é.
    Tão simples, tão forte.
    Ele está conseguindo chamar a atenção do mundo. Tomara!

    Bjs

  12. adi said

    Luiza,

    Sua filha é uma graca de menina. Muito solta, natural, fala bem, nem parece que só tem 8 anos de idade.

    Parabéns.

  13. saucysalix said

    Adorei! Fofucha!

  14. Acid said

    Eu gostei da parte “a nuvem é a comida”. Depois a lógica dela consertou pra “água de Deus”, mas esse é um conceito que remete à Bíblia, no Êxodo, onde Deus é representado por uma nuvem de dia, e uma coluna de fogo à noite, e era ele q dava o Maná. O pessoal chama Maná de pão, mas o significado original é “seiva”:

    Maná (Hebraico: מָ‏ן man) significa seiva de tamarisco. O livro bíblico de Êxodo o descreve como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo hebreu, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Segundo Êxodo, após a evaporação do orvalho formado durante a madrugada, aparecia uma coisa miúda, flocosa, como a geada, branco, descrito como uma semente de coentro, e como o bdélio, que lembrava pequenas pérolas. Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo transformado em bolos. Diz-se que seu sabor lembrava bolachas de mel, ou bolo doce de azeite. – Êxodo capítulo 16.[1]

    A “água de Deus” vinda de uma “nuvem”.

Deixe um comentário

 
