Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

As alma dá pra quem sabe aproveitá ou Se eu quiser falar com Deus

Posted by luramos em abril 11, 2009

Eu passei a noite de ontem até o meio-dia de hoje numa gira de Umbanda, comemorando o fim da quaresma.

No hemisfério norte a quaresma é o período do fim do inverno. Tempo de recolhimento porque a Natureza está terminando um ciclo de vida. Muitas histórias, mitológicas ou não, como a do êxodo dos judeus para o deserto e a própria morte de Jesus  foram identificadas com esta manifestação da Natureza, com esta época do ano. O sofrimento gerado pelo fim do inverno, pelo tempo de escassez, pela ausência de vida existe desde nossos mais remotos ancestrais. Hoje é engrossado por quase todos aqueles que participam da tradição judaica e cristã por causa do êxodo e Jesus.  Conhecendo as energias da Natureza e como um resquício do sincretismo necessário no começo dos culto africanos pelos escravos no Brasil, alguns umbandistas que compreendem a quaresma do ponto de vista energético, entendem este período com uma predominância de energias de sofrimento, desequilibradoras.  E alguns celebram seu fim.

Porque depois do fim do inverno , a Natureza ensina, recomeça a Primavera, o tempo do renascimento, da beleza e da fertilidade. Por isso os símbolos da Páscoa, com ovos (nascimento) e coelhos (fertilidade) e que inclusive obedece um calendário lunar. A Páscoa, a ressureição de Jesus, é celebrada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera.  A partir desta época do ano, no hemisfério norte, os dias vão se tornando mais longos, com predominância da energia solar, até chegar o dia mais longo do ano, o Solstício de verão, no fim de dezembro, não por coincidência a data escolhida para celebrar o nascimento de muitos  mitos como Horus,Mitra, Krishna , Budha,  e claro Jesus, o Cristo, o Sol, o deus-sol.

Esta explicação pode nos fazer pensar que somos adoradores do Sol, o que eu acho uma linda verdade. É o Sol que nos permite estar aqui, sem ele a existência seria impossível. Um passo de associar a figura do Sol à figura do Criador, nosso Deus, nosso Pai. Porque nossos ancestrais sabiam que só os pais podem criar uma nova criatura humana. Sem os pais, a existência humana também não acontece.

Então o ser humano se identificou com o Sol,  porque ambos tem o poder de gerar a vida. Surgiu o conceito de Deus exterior, o Criador de Tudo, e do deus interior, uma identidade capaz de gerar vida e que vive os processos biológicos e mentais semelhantes ao ciclo solar, diário e anual.

Eu poderia continuar falando sobre ressurreição, reencarnação, etc, etc, Poderia lembrar à todos que estamos no hemisfério sul e portanto estamos no momento oposto do ano. Mas quero parar aqui.

Quero lembrar que o homem se distanciou da Natureza e se reconhecer em Deus é uma tarefa muito difícil, pelo menos para mim. Quero lembrar que podemos adorar o Sol e isso nos aproximará de Deus.

Mas eu quero mesmo é sentir gratidão por aqueles que hoje são meus  mensageiros, porque o contato direto com Deus não é mais uma coisa simples. Então, consciente desta limitação, eu peço para as almas (esta noite foram os pretos-velhos, vibração pura do Amor de nosso pai Oxalá), que pedem para o Santo (nosso Eu Superior, nosso sagrado Anjo Guardião, nossa essência crística,  búdica, vinda de Allah ou Elohim), que pedem para Deus, dentro e fora de mim, os milagres que eu desejo.

Eu peço assim: http://www.myplick.com/view/8LttyX8DsZE/As-alma-d-pra-quem-sabe-aproveit

Anúncios

8 Respostas to “As alma dá pra quem sabe aproveitá ou Se eu quiser falar com Deus”

  1. Elielson said

    Lu… acho que o efeito da ultima gravação de audio sua me fez ler seu post como se vc estivesse narrando…

    Acho que os outros membros desse blog poderiam aderir a essa iniciativa…

    Pelos menos pra mim ia ser intenso pra caramba.
    Aumentaria a absorção… 🙂

  2. luramos said

    obrigada Elielson, espero que essa rezinha também seja melhor absorvida por quem quiser ouví-la, eu estava na vibração… 😉

    e você não gostaria de escrever (ou gravar) alguma coisa para o blog? Escreve e eu posto com seu nome!

  3. Sem said

    Boa Páscoa, meus queridos amigos!

  4. fynealhns said

    Lu querida,

    Que coisa mais linda!
    Qto sentimento; qta doçura.
    Pra vc:

    http://bosquedobardo.blogspot.com/2007/01/david-moraes-doxum.html

    Feliz Páscoa e obrigado por isto tb.
    Bjs

  5. fynealhns said

    Feliz Páscoa, Sem

    Bjs

  6. Kingmob said

    Boa páscoa para vcs também.

  7. wesley douglas said

    Oi Lu.

    Não tenho muita informação sobre pascoa, quaresma, equinócio e solsticio isso tudo ainda é muito novo para mim e estou em processo de compreensão disso tudo, então vou me limitar a falar de coisas mais próximas a mim.

    Que é o distaciomento que temos atualmente em enxergar Deus nosso Pai. Realmente atualmente isso não é uma tarefa fácil, mesmo ele estando em tudo e todos.

    Só sei que hoje quando olho pra cima e vejo o sol sei que Deus está lá, quando olho a Lua também, ou simplesmente quando andando pela rua vem uma pessoa lhe olha nos olhos e sorri de forma sincera passando um bem estar tremendo também sei que não foi atoa e que Deus contribuiu para tudo isso.

    Por enquanto é isso.

    Abs

  8. luramos said

    Bem vindo Wesley!

    eu aprendi uma musiquinha em inglês com uma pessoa que olhava profundamente nos olhos de qualquer um e cantava assim:

    When I look in your eyes
    It’s plain to me
    I see a love for me
    It’s the Love of God I see

    que em português ficaria ssim:

    Quando eu olho nos seus olhos
    Eu acho muito simples
    Eu vejo um amor por mim
    É o Amor de Deus que eu vejo

    eu sinceramente acredito que o poder de ver o Amor de Deus nos olhos dos outros, estava nos olhos dele…É muito poder….E parece que você tem o mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: