Anoitan

“Se sempre há um amanhã, sempre há um anoitã.”

Um Sonho Durante a Noite Escura

Posted by aldhabaran2 em novembro 24, 2008

Você pode achar piegas. Você pode não dar a mínima. Você pode lutar contra.

Mas ele vai estar lá.

O Sonho vem te revelar.

O Sonho vem te revelar.

Ouça com calma. Apreenda.

Morpheus tem algo para te dizer.

7 Respostas to “Um Sonho Durante a Noite Escura”

  1. Luiza said

    e eu queria saber como eh que a gente procede com o que o sonho revela.

    porque se no sonho se manifesta o inconsciente, ele eh cheio de elementos de nosso Self que nao conhecemos conscientemente, certo?
    Entao como perguntei no post anterior, se no sonho se manifesta nossa malvada Afrodite, por exemplo, o que eh que a gente faz com ela? Quem diz o que a gente deve fazer com a revelacao do sonho eh o ego…
    ok, consideremos que nao estamos taao dominados pelo ego naquele instante, afinal estamos nos esforcando para entender nossos sonhos e saber mais sobre nos mesmos.
    entao a pergunta eh: o que eh que a gente faz com a revelacao do sonho?

    (soh nao vale responder que a gente faz um ritual de assimilacao, elaboracao estas palavras vagas). Porque isso a gente faz quando tem o insight do significado do sonho, aquilo passa a ser conhecido, nao dah mais para negar que existe.
    Quero saber na pratica, o que a gente faz quando descobre a malvada Afrodite ou a inocente Psique?

  2. aldhabaran2 said

    Eu, particularmente, procuro ver durante a vigília onde é que está a “manifestação oculta” do que foi revelado no sonho. É difícil te dar uma receita, porque não sigo nenhuma de forma fixa: para um certo tipo de sonho faço isso, para outros uso outra abordagem. Depende muito, e infelizmente é subjetivo mesmo.

  3. maelstrom5 said

    Livro que me ajudou bastante com os sonhos: Inner Work, Robert Johnson. Imaginação Ativa o título em português.

  4. luramos said

    jah li tambem, me ajudou bastante, (os outros dele, HE e SHE tambem ajudaram) mas ainda nao tive a resposta, o que aparece no sonho eh a verdade sobre nos mesmos? Devemos considera-lo como a voz do inconsciente, superior ao ego e segui-la?

    ou talvez hajam simbolos do inconsciente que representem estruturas arquetipicas que insistimos em viver e que em “vigilia” jah estah mais elaboradas?

    afinal, considerando as partes que nos constituem e que temos acesso, quem a gente tem que deixar no comando?

    (o Higher-Self nao vale como resposta, porque o meu pelo menos aparece muito raramente, se eh que aparece)

  5. maelstrom5 said

    Hahaha, por volta de 0:56 aparece um maelstrom no vídeo.

  6. Adi said

    Oi Luiza,

    Pra mim o sonho sempre teve muito significado, alguns mensagens diretas que nem precisaram de interpretacao, outros bem simbolicos, entao corro atras de simbolismo e seus significados pra entender a mensagem.

    Interessante, que no meu caso, conforme vou pesquisando sobre o simbolismo do sonho, a mensagem comeca a ser assimilada pelo consciente, eh como se uma janela se abrisse aqui nessa caixola egoica e teimosa, e passo a compreender um pouco mais de mim mesma e de como a coisa toda funciona no meu mundinho.

    No caso dos sonhos onde aparece nossa malvada Afrodite (ou nossa sombra), percebi que o inconsciente queria me mostrar aspectos meus que nao eram aceitos e sim rejeitados pela consciencia, e no meu caso esses aspectos foram integrados de fato pela aceitacao. Claro que eh um processo bem dolorido reviver e remexer em coisas que haviam sido negadas, colocadas no fundo do bau, mas que vinham a tona nos sonhos, que o inconsciente teimava em mostrar, sempre dizendo: Olha, voce nao pode fugir de si-mesma, tem de enfrentar seus medos e bloqueios, tem de se amar do jeito que eh.
    Eh um processo lindo do caminhante, porque a gente vai descobrindo que a Afrodite malvada eh ao mesmo tempo a Psique inocente e vice-versa.

    >>afinal, considerando as partes que nos constituem e que temos acesso, quem a gente tem que deixar no comando?
    (o Higher-Self nao vale como resposta, porque o meu pelo menos aparece muito raramente, se eh que aparece)<<

    Quem pergunta eh um ego, e ele nao vai baixar a guarda e deixar o Self no comando. Na verdade o Self nao aparece porque o ego estah sempre no comando, nao sobra espaco pro Self. Mas acredito que seja atraves da integracao com a sombra mesmo, e com outros aspectos desconhecidos de nos mesmos eh que o Si-mesmo vai se conscientizando de Si-mesmo e de sua abrangencia individual. Nao eh facil, porque quando pensamos que alguma coisa jah estah assimilada, trabalhada, tudo retorna de uma outra forma, e temos que comecar tudo de novo, numa outra volta da aspiral…. parece ser um caminho sem fim.

    Por um periodo a Imaginacao Ativa funcionou comigo, e liberou alguns bloqueios. Ultimamente nao consigo me lembrar dos sonhos, me chegam somente pedacos, onde nao consigo fazer conexao alguma. Sinto que estou num periodo esteril, de calmaria, sem sombra e sem luz e sem inspiracao alguma.
    Sinto falta dos periodos onde a sombra me assombrava, porque nesses periodos o Self sempre estava presente a me guiar e instruir. Como que um pai muito irado, mostrasse seu horror, mas depois, de novo mostra sua face amorosa, gentil e generosa.

  7. Thalita said

    Na madrugada todos dormem, e desmaia o ontológico.
    Desmaiam também os afetos… Tudo que resta é sonho, e só.

    – Meu deus, será que se não durmo então me transfiguro
    num elemento onírico da Inconsciência mundial?

Deixe um comentário

 
